Projetos


Projeto é constituído por oficinas de:
Capoeira, percussão, construção de instrumentos, danças, fabricação de cestos de bambu, entre outro por vir...


Alemão mantém projetos sociais ligados à prática da capoeira nas escolas, com o objetivo de socializar, educar e resgatar crianças e jovens através da arte e da cultura.

Alexandre Oliveira mais conhecido como Alemão. Trabalha com Cultura no Vale do Paraopeba há 17 anos bucando resgatar os jovens para a importância de nossa cultura ocm respeito e compromisso.


OBJETIVOS DA PROPOSTA

Piedade do Paraopeba é um Distrito de Brumadinho, Minas Gerais, o Distrito está cerca de 20 Km e o acesso é pela Estrada Municipal. Mesmo localizada tão próximo à capital, a região se mantém muito bem preservada, a exemplo do Parque Estadual do Rola Moça, recém implantado. A região tem várias comunidades remanescentes quilombolas e em seus vilarejos exitem vários artesãos e outros saberes típicos do lugar.

No ano de 1995, o contra mestre Alexandre conhecido por Alemão inicia na comunidade de Piedade seus ensinamentos de Capoeira, vindo de uma prática da arte ainda criança teve a iniciativa de desenvolver com as pessoas do vilarejo a arte da capoeira, para contribuir na educação e cultura dos envolvidos.

Nestes 17 anos de trabalho o contra mestre fez um trabalho voluntário nas escolas e faz de sua casa a sede do grupo de capoeira no qual desenvolve aulas de capoeira e artesanato com bambu, onde o local se torna um pequeno centro de cultura.

São várias dificuldades existentes para a continuidade do projeto, no entanto o contra mestre com apoío da comunidade vem mantendo a ação de maneira vitoriosa.

A proposta aqui apresentada tem o objetivo de fortalecer este núcleo de ações Culturais em prol do povo no interior, que precisa trocar sempre seus conhecimentos e realizar suas vivências. Através dee encontro semanais o contra mestre Alemão pretende acolher em sua sede 20 Jovens que moram na Zona rural e o mestre que faz trabalhos com bambu para realizar encontros em seis meses de fortalecimento e difusão da capoeira como tradição africana e os saberes do bambu para a preservação da natureza.

Estes encontros serão uma maneira de fomentar na juventude o interesse pela arte e que estes jovens possam se desenvolverem e contribuírem com a comunidade que vivem.

Os encontros serão realizados na sede do grupo, na casa do mestre Alemão que conta com uma diversidade de fauna e flora, o objetivo é incentivar os jovens para preservação do meio ambiente e da nossa cultura.

Serão realizadas oficinas artísticas de capoeira, percussão, artesanato e dança afro para os jovens que participam do grupo fazendo também um intercâmbio com outros grupos. Ao final da ação será realizado o evento de roda de capoeira de batismo e troca de corda, para difundir e divulgar a cultura da capoeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário